Vantagens dos móveis de MDF

A sigla MDF é a indicação internacional para o material Medium-Density Fiberboard, em inglês, cuja ideia poderia ser traduzida – quase ao pé da letra para o português -, como uma placa de fibra de madeira que apresenta média densidade. Dessa maneira, o principal diferencial do MDF vem mesmo estampado em seu nome, visto que as chapas são confeccionadas através da firme aglutinação de fibras de madeira, como pinus e eucalipto, com resinas sintéticas e outros aditivos, resultando em um material uniforme, resistente e sem os nós que muitas madeiras apresentam. Entenda algumas das vantagens de se utilizar o MDF em seus móveis!

Durabilidade

Como o MDF proporciona excelentes propriedades mecânicas, sendo resistente à flexão das chapas, à abrasão e às variações bruscas de temperatura, isso significa dizer que os móveis que são feitos com o material vão durar muito mais tempo.

Resistência à umidade

Na construção de móveis, principalmente, a ação da umidade na madeira pode influenciar de forma negativa não só a união das peças com substâncias adesivas, enfraquecendo as ligações, mas também alterar a dimensão do material. Se o móvel for feito com uma madeira ainda muito úmida, por exemplo, ela continuará a secar ao longo do tempo, de modo que a peça poderá rachar, envergar ou empenar, e o mesmo deve ocorrer se na sua região houver altos índices de umidade relativa do ar.

O MDF, ao contrário, não oferece problemas de inchamento ou encolhimento diante da umidade, ajeitando equilíbrio dimensional ótimo. E o raso impacto da umidade protege o móvel da propagação de mofo e investida de insetos.

Excelente uniformidade

Como as fibras de madeira são bem selecionadas e depois juntadas sob um processo industrial que usa resina sintética, calor e pressão, o MDF imprime grande homogeneidade na superfície, deixando de apresentar nós e eventuais falhas ou trincas que a madeira natural muitas vezes exibe. O material, assim, fica disponível para vários tipos de acabamento, desde a aplicação de vernizes e pinturas, até o revestimento com papel, lâminas de plástico e outros materiais.

Formatos diferentes

Como o MDF exibe um alto nível de trabalhabilidade, visto que as suas fibras podem ser cortadas e acomodadas de várias maneiras, aceitam bem furações diversas e recortes em detalhes tão precisos como a madeira comum, os móveis feitos naquele material podem ser produzidos em uma ampla gama de formatos, tamanhos e desenhos.

Respeito ao meio ambiente

O MDF é um material ecologicamente correto, visto que as fibras que são usadas no processo de construção procedem de áreas reflorestadas em escala. Assim, a produção desse material não agride a natureza ou o meio ambiente, exigindo desmatamentos para que se cumpra. Ter um móvel feito em MDF em casa significa colaborar para um mundo melhor e mais verde.

A indústria moveleira é o principal destino das placas de MDF, por conta de sua facilidade de trabalhar, mais ainda nos componentes de larga escala e peças montadas. Mas o material pode ser bem empregado em vários outros setores, como na construção civil, por conta de sua fácil usinagem e pluralidade de aplicações. Com tantas vantagens, o MDF torna-se o material mais indicado para que você encomende os seus móveis sob medida e planejados, fazendo com que consiga a perfeição nos cômodos e ambientes projetados, seja no seu escritório, seja na sua residência.